
Observação da Lua de "sangue" em 26/05/21

No dia 26 de maio de 2021, os estudantes, professores e demais funcionários da Escola de Educação professora Maria Amin Ghanem tiveram a oportunidade de observar a super-Lua com o auxílio de uma luneta (fornecida pela própria escola) e por dois telescópios (um fornecido pelo professor Richard e o outro pelo ex-estudante Emmanuel).
A Lua é um satélite natural que orbita em torno da Terra. Quando ela está na fase cheia e se desloca no ponto mais próximo de sua órbita elíptica, chamado de perigeu, apresenta tamanho maior e luminosidade mais intensa, dando brilho a esse espetáculo da natureza e enchendo os olhos de graça a quem a observa.

Super-Lua

Super-Lua

Super-Lua

Super-Lua
O fenômeno da super-Lua, observada na noite do dia 26, só voltará a se repetir quando a fase da Lua cheia coincidir novamente com seu deslocamento pelo perigeu, período previsto para acontecer em novembro de 2034.
Quem acordou cedo pela manhã de quarta-feira (por volta das 6 h e 47 min) também pôde desfrutar de um eclipse lunar total, fenômeno chamado de Lua de "sangue", devido a sua cor avermelhada. Esse tom avermelhado acontece quando a luz do Sol é parcialmente bloqueada pela Terra e a Lua se localiza na região de penumbra.
Matéria escrita pelo prof. Me. Jardel da Rosa.
